quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Um tour por São Paulo para observar a desigualdade da cidade

No terceiro dia da I Escola de Estudos Urbanos do RC21 da ISA, sediada pelo CEM, os pesquisadores participantes fizeram visitas a diferentes locais da cidade de São Paulo, uma chance de conhecer um pouco o palco que os recebe para os cinco dias do encontro de debates e trocas de experiências sobre visões acadêmicas de diferentes disciplinas sobre os estudos urbanos. Puderam conhecer algumas especificidades da segunda maior metrópole da América Latina.

O grupo de coordenadores e jovens pesquisadores percorreu quatro áreas da cidade de São Paulo, uma forma de mostrar sua desigualdade, sua pobreza e sua riqueza. A maior parte da manhã foi passada na favela Jaguaré, zona Oeste. Depois, o tour passou pela Avenida Berrini, o bairro do Morumbi e o Jardim Europa. “O intuito era mostrar que em São Paulo há áreas pobres, áreas ricas para negócios, business, e áreas ricas em termos de moradia”, explicou Eduardo Marques, diretor do CEM e um dos coordenadores da iniciativa.

Alguns dos pontos que foram discutidos posteriormente foram as condições da habitação, especialmente na favela de Jaguaré, e os conseqüentes problemas das políticas de habitação de áreas periféricas de São Paulo, como propriedade e segregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário